quarta-feira, 2 de março de 2011

Niki de Saint Phalle

Vista do Jardim do Tarot na Toscana
Nos tempos de modelo na capa da Vogue
Quase um princesa no anúncio da Cartier
Mais velha, ainda sim bonita

A mega escultura HON no Museu de arte moderna em Estocolmo
Niki e seu marido, o escultor Jean Tinguely
As nanas
Centre Pompidou em Paris
Fonte com esculturas do lado de fora do Pompidou
Também te amo!
Pou-pouri de Niki!

Detalhes do Jardim
Arte pura
Arte que brilha

Oi, gente! Tô muito impossível mesmo. Deu bicho carpinteiro aqui! Tô teclando à beça com meus dois dedinhos indicadores ( é, eu digito catando milho).
Ontem estava lendo a revista Cláudia e vi uma matéria de uma artista plástica na França que é fã de Niki de Saint Phalle, igual a mim. Resolvi pesquisar para fazer um post e me apaixonei perdidamente!
Niki nasceu em 1930 em Neuilly-sur-Seine, França. Ela é a artista que desenha e esculpe aquelas moçoilas gordinhas e coloridas e encantadoras que vc já deve ter visto em algum lugar.
Era uma pessoa que gostava da liberdade e das cores e também de chocar de um jeito muito particular. Ela foi expulsa da Escola Brearly em NY por ter pintado de vermelho as folhas de parreira que tampavam os bingulins das estátuas no pátio do colégio. Muito corajosa!
Era muito bonita e foi modelo no fim dos anos 40 da Vogue, Harpers Bazaar...
Se casou com o escultor suíço Jean Tinguely, mas demorou muito até ser aceita como artista completa na Suíça. As pessoas achavam que ela era mais uma assistente do marido do que uma artista que criava sozinha. Devia ser muito por conta do machismo também,né? A mulherada teve que lutar muito pra mostrar seu valor. E ela mostrou sem medo.
Em 1966, inaugurou a mega-power escultura chamada HON no Museu de Arte Moderna de Estocolmo que tem 27 metros de comprimento e foi o maior bafafá! Tudo porque o público entrava pela pixirilda da escultura. hauhauhahauh!
O sucesso chega com as NANAS, gigantescas mulheradas gorditas e coloridas, hoje espalhadas pelo mundo. Zurique, Paris, Bruxelas, Nova York, Tóquio...
Se não me engano, tem uma obra dela na Pinacoteca de SP, agora não sei se era provisório ou fica fixo lá. Quem sabe aê?
A historiadora Margrit Hahnloser diz que "Tinguely a introduziu nos segredos da escultura e com arame e ferro, ajudou a artista a construir os suportes e estruturas de suas primeiras formas de gesso."
Olhando assim, dá pra ver uma certa semelhança dos mosaicos e até algumas formas do trabalho dela com o de Gaudí, não é? Pois o artista catalão foi fonte de inspiração de Niki. Eu traduzi um texto dela do site onde ela fala dessa paixão e da construção do Jardim do Tarot, um mega mosaico-escultura colorido no meio da Toscana. Então, como fui que traduzi, desculpe qualquer coisa, mas vale a pena, é lindo de ler:
"Em 1955 fui a Barcelona, onde vi o Park Guel de Gaudí. Lá encontrei meu mestre e meu destino. Eu sabia que um dia também teria meu próprio jardim de alegria. Um pequeno canto do paraíso. O lugar onde o homem encontra a natureza. Vinte e quatro anos depois eu embarcaria na maior aventura da minha vida, o Jardim do Tarot. Construído na Toscana, acabou ficando maior do que eu imaginava. Eu não tinha prazo de entrega, então podia trabalhar com amaior liberdade. Para financiar o Jardim lancei um perfume.
Assim que comecei, vi que teria muitas dificuldades. Tive artrite reumatóide e mal conseguia andar ou mexer as mãos. Mesmo assim, prossegui. Nada poderia me parar. Eu estava enfeitiçada. sentia que era meu destino fazer aquilo. Transformei a "Sphinx"(uma das esculturas) em minha casa. Ali encontrava a equipe, fazia as refeições e criava o resto do jardim.
A total imersão era o único jeito de realizá-lo. O Jardim do Tarot não é apenas meu. É de todos aqueles me ajudaram a construí-lo.
Ele foi feito com dificuldades, amor, entusiasmo selvagem, obsessão e acima de tudo, fé.
Como em todo conto de fada antes de achar o tesouro, eu encontrei em eu caminho, dragões, mágicos e o anjo da temperança."
CLAP, CLAP, CLAP! (Eu aplaudindo Niki!)
Ela morreu em 2002 de problemas pulmonares decorrentes dos gases tóxicos produzidos na fabricação de suas famosas figuras de poliéster.
A mesma arte que deu vida a essa mulher fantástica foi a mesma que tirou sua vida. Romântico até dizer chega!
EU AMO NIKI!!!
Espero que vcs gostem também!
Bjs

Fontes:
www.nikidesaintphalle.com
www.maisarte.arteblog.com.br
fotos google

Um comentário:

Glorinha L de Lion disse...

Que lindo...tudo lindo!
Adorei conhecer essa mulher linda e criativa. Como vc! bjs,